Volta às aulas

Depois de um longo período de férias à volta as aulas é sempre cercada de muitas expectativas. A ansiedade, o entusiasmo e as dúvidas cercam os pais e os alunos no inicio do ano letivo, o desafio frente ao novo, reencontrar os amigos, conhecer novos professores e colegas, assimilar os novos conhecimentos, rever ou conhecer o ambiente escolar. Contudo, esse período de adaptação à volta as aulas nem sempre é tão fácil para os alunos quanto gostaríamos, por isso é importante que a família se envolva nesse processo.
Pensando nisso, apresentamos algumas dicas para que os alunos e as famílias se organizem e retomem a rotina escolar, tornando esse momento mais agradável.

Dica 1: Organize o material escolar
Aproveite os últimos dias de férias para deixar o material escolar em ordem. Faça aquela faxina na mochila, no estojo. Doe aquilo que não precisa mais, reponha o que for necessário e deixe tudo pronto para o dia de volta as aulas.

DICA 2: Defina uma rotina
A medida que o retorno as aulas se aproximam é preciso estabelecer uma rotina. Passar a ideia para o papel é uma ótima maneira de se organizar e tornar o seu dia a dia mais tranquilo, com a certeza que não esquecerá algo importante.

Dica 3: estabeleça metas
Elaborar metas para o ano letivo, como: fazer as lições em dia, estudar com antecipação para as provas, fazer novos amigos. A ideia é definir metas realistas para manter o foco e a motivação ao longo do ano.

Dica 4: seja positivo
Pensamentos otimistas trazem muitos benefícios à saúde mental e física. Busque enxergar o lado bom das experiências e situações.

Dica 5: cuide do emocional das crianças e adolescente
Observe seu filho. Converse com ele sem fazer interrogatórios. Avalie como foi à impressão causada pelo ambiente escolar. Os pais devem questionar como a criança está para começar mais um ano, se está animada, motivada ou apavorada, e trabalhar suas expectativas e angústias de acordo com o estado emocional.

Dica 6: momentos de lazer
Os momentos se lazer são os principais motivadores. Reserve um momento na rotina para encontrar os amigos, ir ao cinema, ler um livro, assistir uma série. Proporcione esses momentos aos seus filhos.

Dica 7: recompensas e ameaças
A motivação não deve vir através de recompensas “se você tirar nota 10,0 eu te dou um celular”. Esse tipo de cobrança gera mais expectativas podendo causar ansiedade. A criança e o adolescente precisa compreender que a aprendizagem é um processo continuo e os benefícios desse processo de aquisição de conhecimentos serão significativos durante toda a vida.

Wadja Cecília – Psicóloga
CRP 13 78/12