5 aplicativos literários para ler clássicos para crianças

As crianças nascidas século 21 têm contato cada vez mais cedo com equipamentos digitais, como os smartphones e os tablets. Embora seja importante para as famílias fazer o controle desse uso — que facilmente pode se tornar excessivo e até nocivo —, há recursos educativos muito bons para crianças e jovens, e entre as novidades digitais destacamos nesse post os aplicativos literários que estão disponíveis para download e podem incentivar a criação do hábito de leitura desde cedo.

Quando se fala sobre literatura clássica especificamente, introduzir grandes obras aos menores de forma lúdica é um convite para que eles possam interpretá-las e aprender com todo o repertório linguístico e histórico que têm a oferecer.

Além disso, esses aplicativos contribuem com a educação de valores de quem ainda dá seus primeiros passos. Por isso, conheça a seguir 5 aplicativos literários para ler para — e com — as crianças!

1. Kindle

Disponível para smartphones e computadores, o aplicativo da Amazon permite fazer downloads de diversos e-books, entre clássicos que podem ser obtidos gratuitamente na loja virtual para leitores digitais da empresa. Entre eles, é possível citar obras de Machado de Assis, José de Alencar, Jane Austen e William Shakespeare.

Kindle entrega ótimas ferramentas para melhorar a experiência de leitura e personalizá-la, como ajustes de tamanho de texto, brilho da tela e escolha de cor de fundo. Além disso, conta com dicionários que auxiliam as crianças a compreenderem palavras que desconhecem, como alguns vocábulos mais rebuscados de literatura clássica.

2. Leiturinha Digital

Leiturinha Digital tem curadoria da equipe Leiturinha, que também trabalha com assinaturas de kits de livros para crianças. O aplicativo oferece opções de livros e vídeos para crianças de 0 a 12 anos.

Com uma seleção atualizada que reúne milhares de alternativas, é possível salvar livros para leitura off-line e gravar suas histórias com as crianças para que elas possam ouvi-las e assisti-las depois. Uma ótima opção entre os aplicativos literários para dar os primeiros passos rumo à literatura clássica!

3. LitCharts

Ao se tratar de literatura clássica, o LitCharts é um excelente aplicativo em inglês criado para ajudar na compreensão de leituras realizadas por indicação escolar. Nele, o usuário tem acesso a sinopses, resumos explicativos e a reflexões sobre o que é representado nas obras. Disponível para dispositivos Android e iOS, é uma alternativa de imersão literária.

4. Inventeca

Desenvolvido pela startup StoryMax, de um casal paulistano, o app Inventeca é um incentivo para que pais motivem seus filhos a contarem as próprias histórias por meio de ferramentas que dão margem à criatividade.

É possível utilizá-lo para reproduzir, por exemplo, as histórias de clássicos. Isso permite que os pequenos tenham uma compreensão adequada das obras com que entram em contato.

5. Crianceiras

Disponível para download em dispositivos de sistemas operacionais Android e iOS, o aplicativo Crianceiras apresenta às crianças dez poemas de Manoel de Barros em formato de músicas cantadas por Márcio de Camilo, com lindas ilustrações feitas pela filha do poeta, Martha Barros.

Colorido, repleto de opções de interações e feito para encantar crianças, a ferramenta nasceu da ideia de reverenciar a obra do brasileiro com uma pitada de encantamento e descoberta, típicos da infância.

Catálogos digitais e streaming literário

O avanço da tecnologia permite que haja atualmente uma grande oferta de aplicativos literários e educativos capazes de auxiliar o desenvolvimento das crianças. Pais e professores podem se beneficiar muito das diferentes plataformas digitais disponíveis para ter acesso a milhares de títulos e autores consagrados.

Há muitos aplicativos literários gratuitos e também serviços por assinatura que oferecem experiências diferenciadas de leitura com ilustrações interativas e trilhas sonoras que criam uma atmosfera especial para aproximar os pequenos leitores desse universo.

Ao falar sobre clássicos, especialmente, a abordagem deve se adaptar à faixa etária e à compreensão do leitor, a fim de incentivar seu interesse por livros e todo o conhecimento que eles proporcionam.