ENSINO MÉDIO

O Ensino Médio conta com professores que fazem parte do projeto educacional, contribuindo de forma ampla o conhecimento de cada série. A preocupação básica, nesta fase, é proporcionar ao aluno condições de assumir a condução do seu processo de formação, participando das decisões acerca de sua aprendizagem, e possibilitar seu crescimento como ser responsável e autônomo.

Limites, responsabilidade e liberdade são os pilares frequentemente reafirmados pelas orientadoras no atendimento individual, no acompanhamento dos grupos e na proposta dos projetos pedagógicos.

As discussões em sala de aula envolvem também três projetos da escola: de orientação sexual, de prevenção ao uso indevido de drogas e de orientação profissional, abordados com profundidades diferentes de acordo com as características da série.

A formação do jovem, seu desenvolvimento e suas aprendizagens são focos permanentes da orientação. Eventuais entraves nesses processos, de natureza pedagógica, disciplinar ou emocional, são trabalhados individualmente com os alunos. Realiza-se um movimento no sentido de levá-los a superar suas questões com o apoio dos educadores da escola, quando pertinente e sempre que necessário, ou solicitado, a parceria com a família é estabelecida e um caminho conjunto é construído.