NOTÍCIAS

Pontualidade: como ensiná-la aos filhos?

pontualidade é a característica daqueles que executam suas tarefas no prazo devido ou acordado, que honram seus compromissos e que associam esse ímpeto à ideia de respeito pelo esforço e tempo alheios.

Hoje, para não perder o ritmo da dança — e, com isso, preciosas oportunidades — ser pontual é simplesmente necessário!

Tanto a pontualidade quanto a assiduidade devem fazer parte da educação infantil.

Por esse motivo, é preciso dar o exemplo, mostrar na prática a importância de ser comprometido mesmo com as pequenas iniciativas.

Acompanhe nossas dicas sobre como inserir esses conceitos no dia a dia de seus filhos!

1. Seja pontual com seus compromissos

Entenda desta forma: seus filhos jamais aprenderão a importância de ser pontual se não vivenciarem esse comportamento em casa.

A teoria é muito bonita e necessária, mas se as crianças percebem que os familiaressão indulgentes consigo mesmos em relação ao horário, é provável que reproduzam essa atitude quando adultos.

O problema é que, como sabemos, fica muito difícil manter um emprego (ou conseguir um), por exemplo, se você chegar sempre atrasado.

Ser relapso em relação ao tempo tem consequências desagradáveis para um adulto, e é isso que as crianças devem perceber, ainda que aos poucos, em seu próprio ritmo.

Então como proceder?

2. Otimize a relação dos pequenos com o tempo

Isto mesmo: encontre maneiras de otimizar a relação que seus filhos têm com o tempo.

Uma estratégia assertiva e eficaz é inserir em seu cotidiano a ideia de valorização do tempo de estudar, de brincar, de dormir, de comer e de fazer refeições.

Converse sobre progresso, sobre sucessão de eventos, sobre completar um ciclo antes de partir para outro — “Só vou passar ao próximo estágio quando terminar o atual!”.

Mas não force a barra ou desanime se eles se distraírem e não cumprirem o combinado.

Crianças estão desenvolvendo suas habilidades cognitivas e socioemocionais, então seja paciente e incentive-as sempre a tentarem novamente!

3. Semeie a ideia de cooperação

Não vivemos isolados do mundo, certo? Em nosso cotidiano, lidamos com muitas pessoas e situações.

Para que a dinâmica do trabalho, da escola, da família, da vida social funcione, é preciso que todos cooperem, ou seja, que cada um faça sua parte de forma respeitosa.

Quando respeitamos os horários, quando somos pontuais em nossos compromissos,  esperamos que os outros também o sejam.

Isso porque fica fácil perceber como o funcionamento da própria sociedade depende dessa disciplina.

4. Incentive a pontualidade por meio dos cronogramas

Uma maneira democrática de ensinar seu filho a valorizar o tempo é permitir que ele defina algumas prioridades (como matérias a estudar e horários de brincar) e elabore cronogramas a partir delas.

À medida que ele se tornar responsável por seus deveres, e contar com o exemplo dos pais, será mais propenso a seguir o que ele mesmo definiu.

Cultivar o hábito da pontualidade nos diferentes aspectos da vida, seja social, profissional ou pessoal, é uma vantagem enorme que se traduz em uma relação mais saudável com o próprio tempo e com o tempo dos outros!

Gostou deste texto? Então não perca a próxima leitura: